A UNDIME/RS promoveu um grande evento que ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de abril, com mais de 1200 inscrições, tendo como Tema "Aprendizagem e Financiamento: Desafios da Educação Municipal". Dentro desta temática, muitos temas importantes foram abordados por palestrantes renomados que, com muita propriedade explanaram sobre as políticas públicas educacionais existentes e as dificuldades que os Municípios encontram na execução das mesmas por questão de recursos. Foi muito falado que, a qualidade da educação se faz com investimento, sem recursos financeiros não tem como realizar grandes projetos educacionais. E, isso só seria possível com regime de colaboração entre as três esferas, mas esta articulação e fortalecimento pela qualidade da educação pública muitas vezes não acontece e assim, sobrecarregando os municípios pela proximidade da população, recaindo as exigências sobre o poder público municipal que, por sua vez, não dá conta no atendimento de toda demanda e suas necessidades por questões orçamentárias.

Além do Regime de Colaboração entre os entes federativos, outros temas relevantes foram abordados, entre eles, Estimativas, complementação e a distribuição dos recursos do Fundeb, entre estados e municípios; Desafios dos Dirigentes Municipais de Educação no compromisso com a aprendizagem; Intencionalidade Pedagógicas em tempo de conectividade; Concepção holística da criança ao Plano Nacional pela Primeira Infância; Construção do conhecimento na Educação Infantil; Planejamento da Alfabetização nos municípios: articulação e continuidade entre educação infantil e ensino fundamental; Potencialidades e desafios da educação inclusiva e Contribuições neuro científicas para os processos de aprendizagem.

Foram momentos de muita informação, formação e provocação que levou a cada um, dentro das suas atribuições, a olhar para dentro do seu território, nas suas conquistas, deficiências e necessidades, dentro de um financiamento que requer criar possibilidades que venham a promover uma educação de qualidade e equidade.

Data de publicação: 28/04/2023