Na CNM, prefeito e vereadores buscam orientações para enfrentar quedas nas receitas.
Em visita à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta segunda-feira, 7 de agosto, o prefeito de Tabaí (RS), Arsênio Pereira Cardoso, e três vereadores do Município receberam orientações de especialistas da CNM. O gestor municipal lamentou que a vinda a Brasília seja para buscar alternativas para enfrentar o aumento de despesas frente às quedas de receitas na principal fonte de receita do Município, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Junto às áreas de Saúde e Finanças da CNM, os municipalistas pediram orientações para buscar outras fontes de receitas que possam possibilitar que o Município consiga arcar com as despesas para o pagamentos dos pisos salariais aprovados recentemente. “A gente aproveitou a vinda a Brasília para vir aqui na casa dos Municípios e saber como podemos melhorar essa questão de falta de recursos e saber como podemos melhorar nossa captação de recursos”, destacou.
Os especialistas da CNM apontaram alternativas como atualização na tabela de recolhimento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI) e aprimoramento na cobrança do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). “A nossa gestão tem atuado com muitos benefícios aos nossos munícipes, mas chega uma hora que ou a gente diminui a prestação dos serviços ou melhora o recolhimento de impostos para conseguir atender todas as necessidades da população”, frisou o gestor.
Além do prefeito, estavam os vereadores Mauro Sérgio de Vargas; Pedro Airton Araújo dos Santos; e Valnei José da Silva.
Fonte: Departamento de Impressa
Data de publicação: 10/08/2023