No dia 19 de maio, profissionais da Secretaria da Educação, Conselho Município da Educação e da Secretaria da Saúde participaram de um importante encontro promovido pelo Ministério Público, Comarca de Santa Cruz do Sul.

No dia 19 de maio, profissionais da Secretaria da Educação, Conselho Município da Educação e da Secretaria da Saúde participaram de um importante encontro promovido pelo Ministério Público, Comarca de Santa Cruz do Sul, onde foi tratado das Políticas Públicas em Atendimento ao Autismo, dentro da Meta 04 do Plano Nacional da Educação (PNE) e Lei Gaúcha Pró- Autismo. O encontro foi brilhantemente conduzido pela Dra Vanessa Saldanha, organizadora do evento e mediadora dos trabalhos. No momento foi realizada uma magnífica explanação referente a temática Autismo desde suas especificidades, compromissos da sociedade em geral e Legislação, tendo como palestrantes Débora Jacks e Hugo Braz.

Foi lançada a proposta de criação de políticas municipais de atendimento integrado à pessoa com transtorno de aspecto do autismo, elaborada pela Rede Gaúcha Pró-Autismo na preocupação de promover políticas que assegurem o atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo durante toda sua vida, visando o desenvolvimento pessoal, à inclusão social, à cidadania e ao apoio às suas famílias.Para este fim, se faz necessário que os municípios viabilize e coordene a implantação de um Centro Municipal de Atendimento Integrado à pessoa com TEA e a sua família, devido a amplitude e complexidade das ações necessárias. Esta instituição deverá ser vinculada à Administração Pública Municipal contando com serviços da Assistência Social, Educação e Saúde, num trabalho eficiente, respeitoso e acolhedor.

Data de publicação: 24/05/2023